Inovação

Soluções e transformações em produtos e serviços com entregas concretas e impacto para cidadãos e sociedade.
CEIA > Inovação

A relevância e amplitude das subáreas de IA potencializam as aplicações em contextos diversificados e complexos, impulsionando novas descobertas científicas, que culminam em novas soluções tecnológicas, as quais poderão entrar em uma esteira de Inovação.

Áreas de interesse

Possíveis áreas de interesse neste domínio variam das:

  • Ciências da Vida (por exemplo, biotecnologia, redes biológicas e modelos baseados em agentes),
  • Ciências Sociais (por exemplo, simulação baseada em agente, análise de redes sociais),
  • Cienciometria (por exemplo, redes de citação), redes de cooperação e ambientes complexos, tais como redes de sensores sem fio, redes de sensores corporais, redes peer-to-Peer (P2P), redes móveis abrangentes, arquitetura orientada a serviços, rede inteligente e Internet das Coisas, além das tecnologias inteligentes.

Da teoria para a prática

Um mundo de possibilidades emerge da rica teia de produções científicas e tecnológicas quando pautadas pela inovações tecnológicas baseadas em IA.

Grande parte dos problemas de negócio na atual conjuntura social, econômica, política e tecnológica é de natureza não linear, contra intuitiva e exige novos pensamentos para sua solução.

A Inovação que o CEIA se insere nesse contexto como sendo um termo de cunho acadêmico destinado para a tratativa de questões tipicamente encontradas no mundo corporativo e nas estruturas que sustentam as sociedades organizadas.

Seus conhecimentos científicos são ainda por demais fragmentados e há falta de melhores ferramentas para sua aplicação e compreensão.